quarta-feira, 22 de abril de 2020

COMUNICADO

A matéria veiculada no jornal "Folha Dirigida" em 08 de abril de 2020, o Colegiado do Conselho Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro (CMAS Rio), Faz  algumas elucidações:
O CMAS Rio é um órgão de controle social da Política de Assistência Social, portanto, tem entre suas atribuições, o acompanhamento da execução desta política pública em nosso município. Este acompanhamento é realizado por um colegiado, composto de forma paritária entre representantes governamentais municipais e da sociedade civil (representantes de trabalhadores do SUAS, usuários do SUAS e entidades e organizações da Assistência Social.)
             Suas assembleias são reuniões públicas, com caráter deliberativo, em que temas de relevância para a Política de Assistência Social, são debatidos com total  transparência.  Por se tratar de um colegiado, é evidente que cada conselheiro (a) tenha posicionamento próprio sobre cada temática. Mas, o posicionamento do CMAS Rio, só ocorre quando há deliberação aprovada que exercida através do voto da maioria dos conselheiros presentes .
             O CMAS Rio possui atribuição de acompanhar a execução dessa política, as apresentações da gestão pública municipal ocorrem através de um calendário publicizado anualmente.
            A assembleia tema da matéria ocorreu em 17 de fevereiro de 2020, data da apresentação da Coordenadoria Técnica de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social (CGSIMAS), tratou especificamente da gestão dos trabalhadores da SMASDH.
            A matéria foi publicada com alguns equívocos, já corrigidos, restando elucidar, que não houve nenhuma deliberação do CMAS Rio sobre a apresentação do CGSIMAS, que trouxe ao Colegiado uma apresentação da situação atual do quadro de funcionários da SMASDH, onde ocorreram alguns posicionamentos individuais de alguns conselheiros.
            Elucidamos também, que o que consta,  quando afirmam que os dados advêm de um "relatório do CMAS Rio", na realidade, foram da apresentação do CGSIMAS da SMASDH.




Rio de Janeiro, 22 de abril de 2020.




MÁRCIA RIBEIRO DA SILVA
Presidente do CMAS Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário